segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Pior surf das ultimas décadas

Mar revolto, muito remoinho, ondas partidas, muita espuma, muita corrente, tudo contra quem se inicia nesta modalidade, local CERRO, Peniche de Cima.

Este fim de semana os "surfistas da banheiras" tiveram a sua pior prestação de todos os tempos com o maior destaque negativo para o consagrado Zé "Mick Fanning ", com um total de 2 ondas mal cheirosas que nem deram para sentir nos espectadores presentes nada de especial, e pela altura dos joelhos.
Zé ainda não conseguiu demonstrar a sua escolha pelo surf, quando deixou para trás uma carreira promissora na reprodução de caracóis, mostrando também que o shop, corrente que prende o pé à prancha atrapalha um bocadinho e que se calhar era melhor tirar :).

Quanto à minha prestação Jota "Owen Right do Campo da Torre", nem existem comentários que se possam fazer, pois nem sequer força nos braços tive para me levantar da prancha que mais parecia nesse dia uma traineira da apanha de sardinhas, uma técnica muito má,, se é que houve alguma, pouca atenção nas ondas, um surf desinspirado, e muita falta de qualidade, nesta que é considerada por uma pessoa (eu) a maior promessa do Surf no clube Surfistas da Banhêra.

O único aspirante a surfista que mostrou alguma evolução foi Hugo "Kelly Slater", que apesar de ainda nao ter a sua board pronta, mostrou ontem que já se consegue ir fazendo os seus primeiros Push Up's sem nenhuma pressa, com tranquilidade e segurança, um exemplo a seguir.
Tivemos também a companhia do Body boarder Rui "Mike Stwart", que praticou um body board tranquilo de lazer sem nenhuma pressão da competição.

Aqui ficam então alguns "advices" e verdadeiros conselhos para estes e outros iniciantes ao Surf, dados pelo surfista local Chico.

Iniciação ao Surf, primeira etapa, Muito bom aquecimento e Alongamentos fora de água, depois sentirmo-nos equilibrados quando estamos deitados na prancha, nem muito atrás, nem muito à frente, o nariz da prancha deve estar a +- 3 dedos fora de água.
Remada tranquila e consistente, treinar o remar e levantar o peito da prancha.

Segue-se a tentativa de apanhar a onda, sempre na rebentação com um primeiro objectivo de deslizar na onda equilibrado na prancha, deitado obviamente, e treinando os primeiros Take Off's, ou seja levantar da prancha para se pôe em pé.

O Take Off é feito em 3 fazes distintas,E DEVE SER PRIMEIRA MENTE TREINADO EM TERRA, primeira fase palmas das mãos abertas em cima da pranha e não nos lados da prancha, viradas para a frente na direcção da cova dos braços, e esticar os braços, levantando o peito.
Segunda fase, o pé de trás encolhe servindo de alavanca para levantar o outro pé que desliza até ao local onde temos as mãos, SEM SALTAR, na prancha, que perfaz a 3 fase do Take, o deslizar a perna da frente e finalmente o levantar.
Tudo isto deve ser feito com muita tranquilidade, sensibilidade sem stresses, sentido o corpo deslizar e não saltar bruscamente.
O pé da frente ligeiramente virado para o lado deve estar centrado na prancha, orientado pelo risco de madeira central que a prancha tem, bem como o de trás, o tronco deve estar ligeiramente virado para terra e não de lado, pernas flectidas e ajudar o equilíbrio, com os braços, DESLIZAR A DIREITO sempre, treinar e treinar até fazer o mais rápido e automático possível.

Depois de, com muito trabalho conseguirmos fazer o Take Off com segurança, começar a treinar ainda na rebentação a mudança de direcção da prancha, inclinando o corpo um pouco sobre a perna da frente e onde o pé faz mais pressão num lado ou no outro da prancha fazendo a prancha virar lentamente deslizar mais rápido.
Após estas horas todas de trabalho aí sim é que estes cromos devem pensar em surfar o verde, tentado os primeiros Drops, rasgando as ondas . OBRIGADO CHICO.

Aqui fica um pequeno vídeo, neste vídeo mostra depois a fase mais avançada do movimento feita apenas uma vez, muito bom vídeo para iniciantes.



Surfing:
Surfing: How To Stand Up

Sem comentários:

Enviar um comentário