Aprender a surfar!!
Aprender a fazer surf "é muito dificil", "nunca vou conseguir pôr-me de pé em cima da prancha", "demora muito tempo a aprender..." Mas, alguma vez na vida tentaste? Com a prancha certa e as dicas adequadas, vais colocar-te de pé no primeiro dia e apanhar rapidamente as primeiras ondas. É, como em tudo na vida, uma questão de treinar e ser persistente! Ninguém melhor para te ensinar do que a surfista francesa Elise Garrigue, uma das prós que ensinam as miúdas do circuito Rip Curl a surfar, um evento que passa por vários países da Europa, inclusivamente Portugal...ora vê...
Como é uma prancha?
1. Nose
2. Centro (ponto de largura máxima da prancha)
3. Tail
4. Quilhas ou Finos (permitem controlar a prancha)
5. Cantos (bordas da prancha)
6. Rail
7. Chop ou Leash (é a fita de segurança que o mantém preso à prancha)
Há diferentes tipos de prancha. A escolha da tábua adequada é muito importante para a aprendizagem e evolução do surfista. Resumidamente, aquilo que interfere na escolha da prancha é o peso e a altura do surfista, o seu nível e o tipo de ondas onde é mais habitual surfar. Pede ajuda numa loja da especialidade.
Segura a prancha
A primeira impressão é a que fica. Se queres ser surfista, tens que transportar a prancha com estilo. Não se segura de qualquer maneira, existem três maneiras diferentes de a transportar de maneira cómoda. Vê...
1.
Coloca a prancha debaixo do braço, junto às axilas e ao tronco, segurando o chop com a mão do mesmo lado. Agarra-a a meio para que esteja equilibrada, assim não se inclinará nem para a frente nem para trás.
2.
Se o teu braço não for suficientemente comprido para chegar ao final da prancha da maneira anterior, coloca-a na horizontal, segurando-a na mesma ao meio e com a borda apoiada na cintura.
3.
Assim se transportam as pranchas muito grandes, centradas na cabeça e apoiadas pelas mãos de ambos os lados.
Vamos praticar
É fundamental surfar com uma posição adequada, tanto deitado, ao princípico, como de pé, quando apanhares a primeira onda. De início, é impossível treinar esta postura no mar ondulado, pelo que terás que ser, antes de mais, um surfista de areia (não confundir com surfista da banheira! xD )
1. Deita-te na prancha
De certeza que vais passar a maioria do tempo deitada em cima da prancha: é preciso chegar junto das ondas a remar e até que chegue o momento em que te colocarás de pé para apanhar a onda. Mas, mesmo deitada, ir numa posição adequada é fundamental, porque essa posição vai ajudar-te a levantar mais rapidamente e adoptar uma postura de pé mais correcta. Deita-te na prancha apoiando o estômago a meio. Tens que estar centrada em relação à prancha, tanto na vertical como na horizontal. Estômago, ancas, coxas e joelhos estão apoiados na prancha, fazendo pressão sobre ela, o peito está levantado e o olhar em frente. As pernas estão juntas e ligeiramente levantadas. As mãos seguram os cantos à altura do peito.
2. Rema até à onda
Mantém o peito levantado, o olhar em frente e rema como se estivesses a nadar crol. Para remar com eficiência e com potência, lança o braço esticado para a frente, a mão tem que entrar na água pela frente do nose da prancha, com os dedos juntos; no retorno arrasta a água com a palma da mão voltada para trás. O braço vai até à altura da coxa. Enquanto lanças um braço para a frente, puxa o outro para trás.
3. Em pé
Para te levantares e em poucos segundos, é preciso coordenar diferentes movimentos.
Apoia as mãos na prancha, é muito importante que as coloques à altura do peito. Os cotovelos devem estar flectidos e junto às costas.
Estica os braços e arqueia o corpo, afastando o estômago e as coxas da prancha, preparando-te para colocar na prancha a perna que vais levar atrás.
Levanta a cintura pélvica e nesse momento coloca a perna de trás na prancha. Não apoies os joelhos.
Sobe rapidamente a outra perna. Coloca-a entre os teus braços, no centro da prancha. Agora fica de cócoras, com as mãos ainda apoiadas na prancha.
o último passo: levanta-te, flectindo as pernas para manter o equilíbrio e amparar a descida na onda. As pernas devem estar mais afastadas do que a largura das ancas para garantir maior estabilidade. Os braços ajudam a manter o equilíbrio. Estica um braço para a frente e coloca o braço contrário perpendicular ao corpo.
4. E agora virar!
Para virar, só tens que girar o ombro ligeiramente na direcção para onde queres ir. Vai ajudar se apontares com o braço na direcção para onde pretendes virar.
Posição Correcta + Ganhar Pontos
Esta é a posição correcta para se estar de pé numa prancha de surf. Queres saber como ganhar pontos? Toma nota!
- Se caíres protege rapidamente a cabeça com os braços. A prancha, por estar presa, pode fazer efeito de ricochete e acertar-te.
- Nunca deixes a prancha ficar entre ti e a onda pela mesma razão, leva-a sempre de lado ou atrás.
- Deixa uma distância de segurança em relação aos outros surfistas. Nunca te coloques atrás de outro surfista no seu percurso entre a onda e a praia.
Os erros do surfista principiante
Deitar-se na parte da frente da prancha. Equilibrar o peso é fundamental. O centro de gravidade tem que se apoiar no centro da prancha. Se descaíres um pouco para a ponta, irás afundá-la e não conseguirás remar da mesma maneira.
Ao levantar-se, apoiar as mãos à frente ou atrás do sítio do peito. À frente, não te vais conseguir apoiar bem na prancha e dar impulso para te levantares. Atrás não há espaço suficiente. Deves apoiar à altura do peito.
Apoiar os cotovelos na prancha ou apoiar os joelhos ao colocar-se de pé.
Quando estiveres de pé, já a surfar, não coloques os pés demasiado juntos. Perdes o equilíbrio. As pernas têm que estar mais afastadas do que a largura das ancas, e flectidas.
Inclinar o tronco para a frente ou para trás. O corpo deve manter-se em linha, perpendicular à prancha e no centro da mesma.
Boas ondas!! ;D